CANCELADO

13mar

21h30

Faro | CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve

Classificação etária: m/12

Duração: 80 minutos

Preço: 5€

info e reservas 289 828 784 | 918 703 415

bilhetes online: www.ticketline.pt

experiência única, duas versões icónicas da obra de Stravinsky.

Duas coreografias, duas “orquestrações”, no mínimo surpreendentes. Numa os espectadores experimentam ser músicos, noutra são os protagonistas, os bailarinos/ intérpretes.

le sacre du printemps 2018

Xavier Le Roy França

Sagração da Primavera (2018) de Xavier Le Roy é uma experiência única, tudo menos expectável.

Esta nova versão da obra de Stravinsky do destacado coreógrafo francês Xavier Le Roy, figura cimeira da dança contemporânea europeia, estreou na Bienal de Veneza (2018) e desde esse ano tem-se apresentado com enorme êxito em alguns dos maiores festivais de dança europeus, nomeadamente na última edição do Festival de Outono, com apresentação no Centro Georges Pompidou (Paris).

A primeira versão da Sagração da Primavera (solo de 2007) de Xavier Le Roy, música composta em 1913 por Igor Stravinsky, foi sem dúvida uma das mais surpreendentes realizadas aquando das comemorações do centésimo aniversário da criação daquela obra musical. Passados 11 anos, este destacado coreógrafo cria uma nova versão em formato de trio. Sem qualquer treino musical, Le Roy resgata “Sagração da Primavera” e aventura-se no laborioso processo de estudar ao detalhe a interpretação desta obra, partindo da gestualidade, dos movimentos do maestro, transformando-os numa coreografia. No palco 3 bailarinos vestem o papel do maestro e assumem a condução de uma plateia de espectadores como se dos elementos de uma orquestra se tratassem.

“Uma inversão de causa e função acontece: os gestos e movimentos que se destinam a dirigir a interpretação dos músicos parecem ser, ao mesmo tempo, consequência da música que supostamente produzem.”

Ficha artística e técnica:

Conceito: Xavier Le Roy | Performance/ Interpretação: Salka Ardal Rosengren, Eleanor Bauer, Scarlet Yu | Música: Igor Stravinsky | Engenheiro de Som: Peter Boehm | Gravado pela Berliner Philharmoniker conduzida por Sir Simon Rattle | Administração : Vincent Cavaroc / Fanny Herserant | Produção : Le Kwatt (F) and illusion & macadam (F) |  Coprodução : La Biennale di Venezia | Agradecimentos : Centre National de la Danse - France | Le Kwatt é apoiada pelo Ministére de la Culture et de la Communication – France, como uma « Compagnie à Rayonnement National et International »

la consagración de la primavera

Roger Bernat Espanha

CANCELADO

extraordinário.    

Carmen del Val, EL PAIS - Espanha

uma obra de arte absorvente e sensível.

Maria Säkö, Helsingin Sanomat - Finlandia 

uma energia furiosamente contagiante. (…) um acto quase político.

Élise Ternat, Les Trois Coups.com - França
 

A melhor forma de entender e sentir uma obra é interpretá-la.

Depois da sua estreia no México e de se ter apresentado em Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil, entre outros países, faz a sua estreia nacional neste festival.

Esta versão da Sagração da Primavera do premiado criador espanhol Roger Bernat (Premi Sebastià Gasch d’Arts Parateatrals e Premis de la Crítica 2017) é acima de tudo uma forma inteligente de resgatar uma obra. É mais do que uma surpresa, constitui um desafio, uma experiência única para os espectadores que são guiados por uma gravação áudio, em 3 canais, seguindo indicações que se entrecruzam e que

lhes são transmitidas através de auscultadores individuais. Entram dentro da obra, vivem-na ao assumirem o papel de intérprete. Nesta versão não há público, os espectadores são os protagonistas do espetáculo que é um jogo e uma coreografia.

 

O teatro de Roger Bernat é um laboratório coletivo no qual as aspirações utópicas e as fantasias autorais de uma comunidade são registadas. O espectador deixa de ser uma testemunha privilegiada e torna-se o actor perplexo de um drama em que renuncia a ser apenas uma vítima e aceita o risco de se transformar num executante.

Ficha artística e técnica:

Música Igor Stravinsky Criação cénica Roger Bernat a partir da coreografia de Pina Bausch Em colaboração com Txalo Toloza, María, Villalonga, Ray Garduño, José-Manuel López Velarde, Tomás Alzogaray, Brenda Vargas, Diana Cardona, Annel Estrada y Viani Salinas Direção Técnica Txalo Toloza Engenheiro de som Rodrigo Espinosa Edição Juan Cristóbal Saavedra Vial Desenho de imagem Marie- Klara González Coordenação Helena Febrés Produção executiva México Alicia Laguna Assistentes de produção México Antígona González, Mariana Toledo La Consagración de la Primavera é uma coprodução do Teatre LLiure e Elèctrica Produccions (Barcelona), Festival Instal.laccions/ Ajuntament Cambrilsne Festival Transversales (México) com o apoio do programa do Fondo da União Europeia no México

encontro com...

Xavier Le Roy França

12mar

Faro | CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve

10h00 | m/12 | 60min |  entrada livre

CANCELADO

Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Montpellier, França.Trabalha como artista desde 1991. Desde 2018 trabalha como professor no Instituto de Estudos de Teatro Aplicados em Giessen (Alemanha). Já se apresentou como perfomer com diversas companhias e coreógrafos.

Através dos seus trabalhos a solo como "Self Unfinished (1998)" e "Product of Circumstances (1999)", ele abriu novas perspectivas no campo da coreografia.

Em 2018, a convite da Bienal de Veneza, ele cria uma nova versão do "Le Sacre du Printemps" para três performers.

As suas obras produzem situações que questionam as relações entre espectadores/ visitantes e intérpretes e tentam transformar ou reconfigurar dicotomias como: objeto/sujeito, animal/humano, máquina/humano, natureza/cultura, público/privado, forma/não-forma.

CAPa centro de artes performativas do algarve

rua Frei Lourenço de Santa Maria nº 4 e 6

8000-352 Faro | Portugal

telefone/fax: (+351) 289 828 784

direcção artística – José Laginha (+351) 91 8703414
dir. de produção – Ana Rodrigues (+351) 91 8703415

produção -  Sandrine Crisostomo (+351) 961 173 034

  • Facebook
  • Instagram