23mai

21h30

CANCELADO

Quarteira| Galeria de Arte Praça do Mar

horário Atelier 10h30 – 12h30

classificação etária: m/8

Dduração: 150 minutos

entrada livre

horário Colóquio  15h30 – 18h30

duração 180 minutos

classificação etária m/12

entrada livre

a 6ª edição dos encontros do DeVIR - resgate alia-se à Câmara Municipal de Loulé, seu parceiro co-financiador, para fazer de 23 de maio, um dia completo dedicado à realização de um atelier e de um colóquio que culminará com a apresentação do Plano Estratégico para as Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Loulé.

atelier

A era do Antropoceno, caminhos de transformação para o resgate do Planeta

Interessa-nos reflectir sobre as possibilidades e as inspirações para sair da distopia, mostrando soluções e caminhos de transformação e inovação que já estão em curso, e outros que precisam ser iniciados rapidamente.

Este atelier começa com um exercício prático que desafia o participante a conhecer qual a sua pegada ecológica. Será esta informação o ponto de partida para uma reflexão que contempla num mesmo dia, a realização de um Colóquio e ainda a apresentação do Plano Estratégico para as Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Loulé. 

colóquio

A era do Antropoceno, caminhos de transformação

para o resgate do Planeta

participantes Francisco Ferreira (ZERO e QUESCUS) Vera Ferreira (ANTRPO - Univ. de Coimbra) Vera Mantero (coreógrafa), CIMA - Unv. do Algarve/Culatra 2030 (a confirmar) Clara Lopes entre outros.

 

a novidade está na impossibilidade de continuar a ignorar.
resgatar o Planeta é uma urgência de hoje.

do cidadão comum ao político, do cientista ao artista, todos somos responsáveis, todos temos um papel a cumprir.

- Quem pode resgatar o Planeta? 

- Qual o nosso papel no resgate o Planeta? 

- Que meios e atitudes para resgatar o Planeta? 

- Que dimensão pode ter o resgate o Planeta?

Estas e outras questões serão abordadas e discutidas num evento informal que pretende ser informativo, prático e acima de tudo útil.

Recusamos o alarmismo estéril.

Procurámos encontrar 5 pontos de partida para conversas, que deverão ser abordagens simples e positivas que possam fazer a ponte entre a ciência e a comunidade. Uma partilha de conhecimento, de soluções, de visões e de valores, cruzando política, economia, tecnologia, ciência, mas também saúde, sociedade, cultura e ética. 

Faremos o ponto da situação, sumarizando o desenvolvimento da Era do Antropoceno, para de seguida se analisar caminhos de transformação para o desenvolvimento sustentável numa perspectiva social, cultural e comunitária. Importa-nos dar a conhecer soluções inspiradoras, “boas sementes”, que proliferam a nível planetário mas também local, de modo a contribuirmos para a consciencialização/sensibilização e responsabilidade de todos, incentivando e estimulando a vontade de agir.

CANCELADO

CAPa centro de artes performativas do algarve

rua Frei Lourenço de Santa Maria nº 4 e 6

8000-352 Faro | Portugal

telefone/fax: (+351) 289 828 784

direcção artística – José Laginha (+351) 91 8703414
dir. de produção – Ana Rodrigues (+351) 91 8703415

produção -  Sandrine Crisostomo (+351) 961 173 034

  • Facebook
  • Instagram