23mai
21h30
CANCELADO
Quarteira| Galeria de Arte Praça do Mar
horário Atelier 10h30 – 12h30
classificação etária: m/8
Dduração: 150 minutos
entrada livre
horário Colóquio 15h30 – 18h30
duração 180 minutos
classificação etária m/12
entrada livre
a 6ª edição dos encontros do DeVIR - resgate alia-se à Câmara Municipal de Loulé, seu parceiro co-financiador, para fazer de 23 de maio, um dia completo dedicado à realização de um atelier e de um colóquio que culminará com a apresentação do Plano Estratégico para as Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Loulé.
atelier
A era do Antropoceno, caminhos de transformação para o resgate do Planeta
Interessa-nos reflectir sobre as possibilidades e as inspirações para sair da distopia, mostrando soluções e caminhos de transformação e inovação que já estão em curso, e outros que precisam ser iniciados rapidamente.
Este atelier começa com um exercício prático que desafia o participante a conhecer qual a sua pegada ecológica. Será esta informação o ponto de partida para uma reflexão que contempla num mesmo dia, a realização de um Colóquio e ainda a apresentação do Plano Estratégico para as Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Loulé.
colóquio
A era do Antropoceno, caminhos de transformação
para o resgate do Planeta
participantes Francisco Ferreira (ZERO e QUESCUS) Vera Ferreira (ANTRPO - Univ. de Coimbra) Vera Mantero (coreógrafa), CIMA - Unv. do Algarve/Culatra 2030 (a confirmar) Clara Lopes entre outros.
a novidade está na impossibilidade de continuar a ignorar.
resgatar o Planeta é uma urgência de hoje.
do cidadão comum ao político, do cientista ao artista, todos somos responsáveis, todos temos um papel a cumprir.
- Quem pode resgatar o Planeta?
- Qual o nosso papel no resgate o Planeta?
- Que meios e atitudes para resgatar o Planeta?
- Que dimensão pode ter o resgate o Planeta?
Estas e outras questões serão abordadas e discutidas num evento informal que pretende ser informativo, prático e acima de tudo útil.
Recusamos o alarmismo estéril.
Procurámos encontrar 5 pontos de partida para conversas, que deverão ser abordagens simples e positivas que possam fazer a ponte entre a ciência e a comunidade. Uma partilha de conhecimento, de soluções, de visões e de valores, cruzando política, economia, tecnologia, ciência, mas também saúde, sociedade, cultura e ética.
Faremos o ponto da situação, sumarizando o desenvolvimento da Era do Antropoceno, para de seguida se analisar caminhos de transformação para o desenvolvimento sustentável numa perspectiva social, cultural e comunitária. Importa-nos dar a conhecer soluções inspiradoras, “boas sementes”, que proliferam a nível planetário mas também local, de modo a contribuirmos para a consciencialização/sensibilização e responsabilidade de todos, incentivando e estimulando a vontade de agir.
CANCELADO