27mar

21h30

Faro | Teatro Municipal

Classificação etária: m/12

Duração: 60 minutos

Preço: 5€

bilhetes online: www.bol.pt

talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois

Vera Mantero Portugal

Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois é um marco no percurso coreográfico de Vera Mantero. Faz parte da história da dança contemporânea Portuguesa. Apesar de ter estreado em 1991 e ter sido apresentado pela DeVIR em

1994, continua vivo e a justificar que o resgatemos.

Na história da dança contemporânea Portuguesa, há um antes e um depois desta criação que tem música de Thelonious Monk. Foi com este solo que a autora encontrou parte da sua identidade em termos de movimento, em termos de forma de estar em cena, em termos de instrumentos e elementos que utiliza para criar e atuar.

Ficha artística e técnica:

Concepção e Interpretação Vera Mantero Cenografia André Lepecki Música Thelonius Monk “Ruby, My Dear” Figurino Vera Mantero Desenho original de luz João Paulo Xavier Adaptação e operação de luz Hugo Coelho / Aldeia da Luz Produção Pós D’Arte, 1991 Apoio financeiro Instituto da Juventude Outros apoios Companhia de Dança de Lisboa Uma encomenda do Festival Klapstuk 91 no âmbito da Europália Portugal 91

O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada por Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

under the flesh

Bassam Abou Diab Líbano

Under the Flesh é um espetáculo atual, necessário e intenso, ancorado num context político muito específico. Tem como suporte um texto com um humor surpreendente, quase hilariante, que coloca o público no centro de uma situação de ameaça de morte. A música ao vivo, o contexto histórico e a dança tradicional libanesa acompanham um discurso coreográfico que narra as vivências de um povo em guerra desde 93 e levanta a questão do corpo em situações limite de guerras que alimentam movimentos migratórios políticos que têm como destino a Europa.

Ficha artística e técnica:

Concepção e Interpretação Bassam Abou Diab Intérpretes Bassam Abou Diab, Ayman Sharaf El Dine e um tradutor Composição musical Samah Tarabay

encontro com...

Bassam Abou Diab Líbano

26mar

Faro | CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve

15h30 | m/12 | 60min |  entrada livre

será uma oportunidade de dialogar, de ouvir o testemunho de um sobrevivente que sabiamente usa o seu corpo para produzir um discurso tão realista quanto surpreendente, cheio de humor. 

é performer e bailarino de dança contemporânea e folclore.
Graduou-se em teatro em 2010 e está a terminar o mestrado em "Formação de Actores", na Universidade Libanesa.
Integrou a companhia de dança Maqamat por vários anos e realizou quatro criações "Mushrooms and Fig Leaves”, “Hibr”, “That Part of Heaven” e “Watadour”.
Ao longo dos últimos anos tem participado no "Takween" programa de dança intensiva, onde trabalhou com vários coreógrafos internacionais.

Bassam trabalhou igualmente com vários diretores de teatro no Líbano, Criou e interpretou as performances "not connected", "under the flesh" e “Of What I remember” (estas últimas atualmente em digressão).

Recentemente co-criou "Who Cares" apresentado em Matera, Zaragoza, e "Incontro" que se apresentou em Marselha, Beirute e Paris. Além disso, dirigiu e coreografou " The Siege/L’Assedio " apresentado em Pescara, e "phalastinian karma", uma performance para a Academia Nacional de Roma, que foi apresentada no âmbito do Festival Ravello.

CAPa centro de artes performativas do algarve

rua Frei Lourenço de Santa Maria nº 4 e 6

8000-352 Faro | Portugal

telefone/fax: (+351) 289 828 784

direcção artística – José Laginha (+351) 91 8703414
dir. de produção – Ana Rodrigues (+351) 91 8703415

produção -  Sandrine Crisostomo (+351) 961 173 034

  • Facebook
  • Instagram